30/11 - Escola Luís Machado Filho lança projeto Leitura passaporte para o conhecimento

Escola Luís Machado Filho lança projeto Leitura passaporte para o conhecimento

A Escola Luis Machado Filho de Serra da Saudade lançou no mês de abril de 2011, e deverá continuar durante o ano letivo, o projeto, Leitura passaporte para o futuro, uma idéia da professora  de Língua Portuguesa, Silvânia.

O projeto que tem como finalidade o incentivo à leitura, resgata os clássicos infantis, uma viagem pelo mundo real retratado ao mundo imaginário, por meio de histórias de ontem e de hoje.

Para a professora, somente por meio da leitura é possível formar bons leitores. Despertar nos alunos e na comunidade escolar o gosto pela leitura. Uma forma de resgatar o fantástico valor de contar histórias, envolvendo e despertando a curiosidade e o interesse dos alunos e também a interdisciplinaridade.

Os objetivos é formar bons leitores, para que o ato de ler seja prazeiroso, formando cidadãos críticos.

Algumas atividades já foram desenvolvidas no mês de abril, no qual é comemorado o dia do livro como exposição de livros e apresentação (de 11 a 20 de abril de 2011), semana na qual foram realizadas apresentações teatrais, literatura de cordel, etc.

Entre as apresentações estão a peça "Chapeuzinho Vermelho no século XXI (apresentado pelo Ensino Fundamental); A Rosa Juvenil (alunos do CEMEI); Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e ainda, foram feitos jograis, poemas declamados pelos alunos da escola Luís Machado.

Entre as atrações está a apresentação da música Alecrim Dourado, e declamação de poemas dos escritores Mário Quintana, Clarice Lispector, etc.

O projeto que será desenvolvido pelos alunos do 6º ao 9º ano com participação do Ensino Médio) também envolveu alunos, professores, comunidade, e a participação especial do CEMEI, Centro Municipal de Educação Menino Jesus, com a peça de teatro Linda Rosa Juvenil.

Os alunos serão avaliados por meio das atividades propostas durante o processo, sendo observados diária e continuamente, verificando o desempenho, participação, compreensão e criatividade.