09/04 - Combate à dengue
Combate á dengue

Uma das ações desenvolvidas pela equipe epidemiológica de Serra da Saudade foia mobilização social do Ministério da Saúde. São feitas 4 mobilizações envolvendo crianças, escolas, prefeitura, a cada quadrimestre (de janeiro até abril, abril-setembro e setembro até dezembro)
De acordo com César Fernandes, coordenador de Vigilância Epidemiológica são feitas seis pesquisas ao ano.
Duas pesquisas a cada quadrimestre. Pesquisa envolvendo também o tratamento focal.
Segundo ele, em março havia um  foco positivo o qual já foi eliminado e alguns em andamento para serem analisados.
A ultima ação foi dia 3 de março de 2015, quando fizeram uma palestra na escola, com 20 minutos em cada sala. Falaram sobre os perigos encontrados nas residências e pediram a colaboraçã da sociedade ao combate à dengue.
A blitz realizada no centro da cidade foi no ano passado, em 2013, sendo a primeira a ser realizada e segundo ele, devem vir outras.
Faz parte do seu trabalho ir a Divinópolis mostrar o trabalho desenvolvido no município e mostrar que Serra da Saudade está cumprindo suas metas.
Além disso, faz tambémo controle da doença de chagas. Para chagas faz 96 visitas na zona rural por quadrimestre.
César alertou sobre o contágio e do perigo de quem vai a lugares que já tem o mosquito e vem trazendo para a cidade no próprio carro.