19/08 - Curso de Saúde Reprodutiva no Centro Cultural Zé Mestre
Curso de Saúde Reprodutiva

O CRAS municipal, SENAR Minas em parceria com o Sindicato Rural de Dores do Indaiá, realizaram dia 19 de agosto de 2015, o curso de Saúde Reprodutiva, no Centro Cultural Zé Mestre, de Serra da Saudade.
A instrutora do SENAR, Maria Raquel Diniz Ribeiro, afirmou que um dos objetivos principais do curso é "desenvolver os conhecimentos e atitudes preventivas relacionadas à saúde sexual."
Com carga horária de 20 horas, o curso tratou de temas como "apontar as principais mudanças físicas e psicológicas, ocorridas na adolescência, destacando suas repercussões no contexto social."
Outras questões como aspectos psicossoais, autoimagem, autoestima, ser criança e ser jovem no contexto atual. Com auxílio de materiais com banners, videos, a instrutora trabalhou em grupo, dinâmicas para discussão dos temas como sexo e afetividade (descoberta da sexualidade, desejo, paixão e amor).
Ainda no clima atual forram discutidos de que forma podem ser evitados os abusos , assédio, insinuação, violência e exploração sexual na adolescência.
Raquel Diniz também mostrou como a família possui uma importância peculiar nos grupos de convivência e sobre sentimentos e valores familiares.
Espaço escolar, socialização, abandono e perspectivas de futuro e sonhos quanto aos estudos.
Não poderia deixar de observar o poder da mídia na sexualidade, gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis, os métodos contraceptivos, e ainda drogas e a sexualidade.