Ir para Página Principal
Secretaria de Cultura

Centro Cultural José Ribeiro da Silva, Zé Mestre (Inaugurado em 11 de dezembro de 2011)

Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, 258

Centro - Serra da Saudade - MG

Cep:  35.617-000

» CLIQUE AQUI E ACESSE A LISTAGEM DO PATRIMÔNIO PROTEGIDO EM SERRA DA SAUDADE - 2017

BENS CULTURAIS TOMBADOS E INVENTARIADOS PELO MUNICÍPIO


É obrigação de todos os cidadãos a revitalização e a preservação de nossa história.

O patrimônio histórico, artístico rural e urbano de Serra da Saudade, apresenta grande diversidade quanto ao estilo arquitetônico, estado de conservação, finalidade original de edificação e ainda, datas de construção.

Pode-se conquistar o progresso, convivendo com o valor histórico das gerações anteriores, não sendo necessário destruir o passado, mas, adequá-lo a nossa realidade, combinando melhoria da qualidade de vida e preservação do patrimônio cultural.

A administração municipal tem se destacado pela captação de recursos para o município. O prefeito Alaor José Machado conseguiu por meio da Lei Hoobin Hood verba para o projeto do Patrimônio Histórico Cultural, principalmente, para os bens já tombados pela entidade: a igreja matriz Nossa Senhora do Carmo, a antiga estação Ferroviária da Barra do Funchal, casas antigas, entre outras edificações.


Igreja Nossa Senhora do Carmo 

Construída em 1922, incrustada no alto da serra é o ponto mais alto da cidade, de onde pode se admirar as belezas do lugar.

Ampliada após sua construção, a edificação possui piso de cerâmica antiga. As janelas e portas são de vidro. Os bancos são em madeira maciça antiga e estão em bom estado de conservação.

Possui em seu interior várias imagens de rara beleza.

Túneis 


Além de fazer parte do contexto turístico do município, os túneis foram construídos há mais de 80 anos e fazem parte do projeto da antiga Estrada de Ferro que ligaria Belo Horizonte a Paracatu. O objetivo era atender as necessidades das pessoas do lugar, que por ser uma região muito montanhosa, com esta construção ficaria mais fácil o acesso até a Estação do Funchal.

Conforme histórias contadas por moradores mais antigos do local, essa edificação envolve magia e mistério. Segundo eles, a cruz incrustada no interior das paredes de um dos túneis, representa a morte de um menino, ocorrida naquela ocasião, por motivo de desabamento.

Os trilhos foram retirados posteriormente, mas por serem bem construídos estão em bom estado de conservação. Merecem ser tombados, pois, são originais e sempre são visitados por pessoas da cidade e da região, tornando o local de grande atração turística.

Casa Fazenda Brejão 

A construção data há mais de noventa anos, pelo fazendeiro Inácio Afonso Diniz. Hoje, pertence ao Sr. José Eustáquio Correa.

Distante do centro de Serra da Saudade, aproximadamente 18 km, é uma casa que se encontra em bom estado de conservação.

Possui cerca de vinte cômodos na parte antiga. Sua beleza se destaca pela escadaria bem aos moldes das antigas fazendas americanas. Seu estilo encanta pela imponência da construção, com tradição, beleza, memória e história da Serra da Saudade e do Brasil.

Casa Fazenda Sobrado 

Construída há mais de cem anos pelo bisavô do prefeito Alaor José Machado, Sr. Juca Machado. Hoje é propriedade dos herdeiros de Dr. Gustavo Tostes.

Está situada a 10 km do centro de Serra da Saudade. Sua edificação tem estilo peculiar com muitas janelas com guilhotinas na parte frontal da casa, porta lateral com uma grande varanda e ainda telhas coloniais.

O teto, o piso e toda a construção se encontram em bom estado de conservação.

Um estilo que encanta pela originalidade e beleza.

Casa da Fazenda Riacho da Luza 

Distante de Serra da Saudade mais ou menos 20 km, o imóvel pertence ao Sr. José Augusto de Faria. Sua construção data de mais de 100 anos. Possui doze cômodos de assoalho em tábua e estilo colonial com janelas e portas em madeira.

Trata-se de uma construção diferente pela peculiaridade de ter água em seu interior. A cozinha possui uma drenagem de água que foi incorporada à estrutura e é usada para consumo.

Infelizmente o estado de conservação é precário e aguarda a restauração.

Prédio da antiga estação Ferroviária Melo Viana

Situada no centro de Serra da Saudade, na Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, s/nº, o prédio servia de embarque e desembarque de passageiros. Hoje, restaurado, funciona um clube durante as festividades da cidade.


Prédio da Estação Ferroviária da Barra do Funchal 

Construído na década de 20, serviu de estação de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias até o ano de 1962. O imóvel foi restaurado.

Distante aproximadamente 18 km do centro de Serra da Saudade, o prédio da estação, a ponte, e a casa de Pensão formam as edificações a serem preservadas na Barra do Funchal.

Fazendo uma breve caminhada, ao fundo da estação pode-se ver o encontro dos rios Funchal e Indaiá com suas pequenas cachoeiras que conferem ao lugar uma paisagem de peculiar beleza.

Casa Antiga da Barra do Funchal

Distante 18 km aproximadamente, no sentido de Serra da Saudade ? São Gotardo, faz parte das edificações da Barra. Serviu de pensão para viajantes e comerciantes quando havia ali a baldeação dos trens para as antigas jardineiras.

É uma casa de construção típica dos anos 40. Possui doze cômodos, e hoje, está fechada, aguardando restauração.

Sua preservação como patrimônio do município de Serra da Saudade se deve ao fato de ter sido um local de grande importância para passageiros que cruzavam a serra, antes da construção da BR 262, época em que o movimento de pessoas era intenso e ali era o único local de estadia que oferecia acolhimento.

Ponte da Estação da Barra do Funchal 


A ponte sobre o rio Indaiá, construída em estrutura de concreto, liga a cidade de Serra da Saudade a São Gotardo. Inaugurada em 1937, foi o principal acesso ao Triângulo Mineiro por onde passavam os materiais com destino ao Distrito federal, para a construção de Brasília. Mas tudo isso foi antes da construção da BR 262.

Atualmente, sua utilização é mais restrita, servindo apenas de tráfego diário de veículos entre Serra da Saudade e São Gotardo por rodovia pavimentada.

Encontra-se em bom estado de conservação. Mede aproximadamente 40 metros de comprimento e 12 metros de altura. Seu valor histórico é indiscutível e ainda hoje, mantém grande importância econômica para a região, além de ser um lugar com belas paisagens naturais.

Prédio da antiga prefeitura de Serra da Saudade 

Localizado na Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, nº 256, o prédio foi construído com o objetivo principal de ser a fábrica de manteiga.

Foi sede da prefeitura municipal de 1963 até 1985.

Hoje, é o Centro Cultural de Serra da Saudade

LEIS DE CRIAÇÃO DO CONSELHO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SERRA DA SAUDADE

Lei de Criação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural
  

Lei  Nº 361/2002
 Cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Serra da Saudade.
 Art. 1º - Fica criado o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Serra da Saudade como o órgão de assessoramento ao Prefeito no que diz respeito à preservação dos bens de valor cultural.
 Art. 2º - O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural será composto de 7 membros efetivos e respectivos suplentes.
 Art. 3.º - Os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural serão designados pelo Prefeito através de decreto, para o mandato de dois anos, com representação de membros do poder público e de entidades e instituições representativas da sociedade civil do Município.
 § 1.º - Na composição do Conselho haverá, sempre, um representante da Secretaria de Educação, ao qual caberá a respectiva presidência.
 § 2.º - O mandato dos membros efetivos e suplentes do Conselho somente poderá ser renovado por um período.
 Art. 4.º - Compete ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural:
 I ? propor as bases da política de preservação dos bens culturais do Município;
 II - exarar parecer prévio, do qual dependerão os atos de tombamento e cancelamento do tombamento;
 III - fixar diretrizes, relacionando-as com o interesse público de preservação cultural quanto:
 a - à demolição, no caso de ruína iminente, modificação, transformação, restauração, pintura ou remoção de bem tombado pelo Município;
 b - à expedição ou renovação, pelo órgão competente, de licença para obra, afixação de anúncios, cartazes ou letreiros, ou para instalação de atividade comercial ou industrial em imóvel tombado pelo Município;
 c - à concessão de licença para obras em imóveis situados nas proximidades de bem tombado pelo Município e à aprovação, modificação ou revogação de projetos urbanísticos, inclusive os de loteamento, desde que, umas ou outras, possam repercutir de alguma forma na segurança, na integridade estética, na ambiência ou na visibilidade de bem tombado, assim como em sua inserção no conjunto panorâmico ou urbanístico circunjacente;
 d - à prática de qualquer ato que de alguma forma altere a aparência do bem tombado pelo Município.
 IV ? Receber e examinar propostas de proteção a bens culturais encaminhadas por associações de moradores e entidades representativas da sociedade civil do Município;
 V ? Analisar o estudo prévio de impacto de vizinhança, de acordo com a lei federal n.º 10.257 de 10 de julho de 2001, em relação aos aspectos de proteção da paisagem urbana e do patrimônio cultural;
 VI ? Permitir o acesso a qualquer interessado aos documentos relativos aos processos de tombamento e dos estudos prévios de impacto de vizinhança.
 Art. 5º - As deliberações do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural serão tomadas por no mínimo quatro votos ou maioria dos membros presentes, com exceção do cancelamento de tombamento, que somente será aprovado por unanimidade e com o quorum mínimo de seis conselheiros titulares.
 Art. 6º - Esta lei será regulamentada por decreto do Poder Executivo e entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
 
 Serra da Saudade/MG,12 de Abril de 2002.
 
 Alaôr José Machado

 Prefeito Municipal


LEI Nº. 449/2009 - INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL



   
DECRETO DE NOMEAÇÃO DO CONSELHO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE SERRA DA SAUDADE


ATAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Ás dezessete horas e trinta minutos do dia vinte e dois de fevereiro de 2012 no salão de eventos do Centro Cultural José Ribeiro da Silva- Praça Ademar Ribeiro de Oliveira nº 258 ? Centro, realizou-se a quadragésima quinta reunião do Conselho de Patrimônio Cultural de Serra da Saudade- MG, tendo como ordem do dia os seguintes assuntos: - Planejamento para gestão de recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural 2012; Planejamento de atividades de preservação cultural de bens materiais e imateriais para o ano de 2012. A presidente comunicou aos conselheiros que reuniu com a prefeita Sra. Neusa Maria Ribeiro para discutirem sobre a gestão dos recursos do Fundo. Todos acharam coerente gastarem os 50% do Fundo com a reforma da antiga estação ferroviária situada à Praça Ademar Ribeiro de Oliveira Centro e no término da obra de construção dos banheiros públicos, ambos situados no entorno do Centro Cultural José Ribeiro da Silva e Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, bens tombados pela relevância histórica que representa para a população Serrana. A Sra. Neusa justificou que não foi possível terminar a reforma no ano de 2012, porque tanto a mão de obra , quanto o material usado tiveram um custo muito alto, extrapolando o valor previsto incialmente. Sendo assim, os conselheiros viram a necessidade de gastar os 50% da verba do fundo na referida obra. A presidente explicou que parte do dinheiro  desse fundo é usado para conservação do prédio da antiga estação ferroviária da Barra do Funchal, que hoje tornou-se ponto turístico do município. O salário do caseiro, a conta de energia, e pequenos reparos no prédio são pagos também com recursos do fundo. A Conselheira Izabel Cristina perguntou à Presidente se ainda resta muito a pagar da reforma da Antiga Estação Ferroviária (hoje prédio do Clube Municipal).A presidente respondeu que sim, pois a parte interna foi terminada somente neste ano de 2012. A Conselheira perguntou ainda se a Casa Paroquial é um bem tombado. Cecília respondeu que não. A presidente, Sra. Cecília Geralda Faustino Silva, pediu sugestões aos conselheiros a respeito das atividades culturais realizadas que poderão receber verbas do fundo durante o ano de 2012. Os Conselheiros sugeriram que seja destinada verba para o evento de Aniversário da Cidade, Carnaval, participação na Jornada  Mineira, Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, Festa do Rosário, Ceia de Natal e Feira Livre, com shows todos os meses. A presidente falou sobre a Imagem de São Vicente de Paulo, que até o presente momento permanece guardada no Centro Cultural Como afirmado em reunião no dia 08 de dezembro de 2011, lavrado em ata, a imagem será levada para Igreja Nossa Senhora do Carmo. O Conselho da Pastoral decidiu em reunião que a imagem será levada na procissão de São Sebastião.
A festa de São Sebastião será realizada no dia 22 de abril com celebração da missa e procissão com cavalgada. A presidente levou ao conhecimento dos conselheiros que a partir deste ano as atas do Conselho serão digitadas, digitalizadas e impressas.Nada mais havendo a tratar, a presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos, pedindo que durante este ano todos participem das reuniões com entusiasmo, seriedade e compromisso para que juntos possamos realizar um bom trabalho na conservação, preservação, fiscalização e proteção dos bens registrados, inventariados e tombados do município. Eu, Claudiana Aparecida Ribeiro, digitei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por todos.


Nomeação do Diretor do Arquivo Geral de Serra da Saudade


CRIAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA


 
ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO DE PATRIMÔNIO CULTURAL
45a. Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural 




46a. Reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Serra da Saudade







47a.  Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural





48a.  Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural



 a.
 449a. Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural

























LEI N. 486/2012 - INSTITUI O PROGRAMA PERMANENTE DE PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE SERRA DA SAUDADE






 50ª Ata do Patrimônio Histórico





































 Ata do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Serra da Saudade









































 Adriana de OIiveira Paolinelli
 Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Serra da Saudade, MG -
 e-mail: adrianaluz64@gmail.com
 skype: Adriana.de.OIiveira64
 facebook: Serra da Saudade


  

Seu Nome:
Cidade:
Estado:
Seu E-mail:
Sua Mensagem:
Digite o que aparece na imagem:

PREVISÃO DO TEMPO
ACESSO RÁPIDO
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Serra da Saudade
Praça Ademar Ribeiro de Oliveira, 130
CEP 35617-000 - Serra da Saudade/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
contato@serradasaudade.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB