19/09 - Bens culturais protegidos até 2018
Relação dos bens inventariados e protegidos até esse ano de 2018, em Serra da Saudade.
Temos vários bens que pertencem ao Patrimônio Cultural municipal urbano e rural.
Serra da Saudade possui vários bens que já estão protegidos, por processo de inventário, tombamento e registro feitos de acordo com a orientação do IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).
Esses bens protegidos são inventariados, e alguns, por sua importância maior, são tombados ( no caso de bens materiais, como o Centro Cultural e a Imagem de São Vicente), ou registrados (no caso de bens imateriais, como a Festa do Rosário). E para que o município se mantenha entre uma das cidades de maior produtividade do Programa do ICMS de Patrimônio Cultural, desenvolvido pelo estado, é necessário fazer todo o projeto de cada bem que se quer tombar e também preservá-lo, com reformas, cuidados, etc.
Para entendermos melhor - o dinheiro obtido pela pasta da Cultura tem sido investido em bens patrimoniais e culturais tais como reforma da escola Luís Machado Filho, da antiga escola, da barra do Funchal, da Prefeitura, do Centro Cultural Zé Mestre, entre outras obras já realizadas com essa verba.
São realizadas, também com a verba da cultura, as festas religiosas, as publicações culturais, os projetos de Educação Patrimonial, da Escola Luís Machado Filho e do Centro Cultural, com exposições, como já tivemos anteriormente, das roupas dos ternos da Festa do Rosário, das quitandas produzidas na Serra, dos trabalhos feitos pelos alunos, etc.
Os bens  protegidos constam em listagem enviada para o governo estadual. Esta listagem está atualizada até setembro de 2018.
E os recursos obtidos pela cultura (o dinheiro que vem para a cultura) tem como fim a proteção dos bens tombados e somente são repassados àqueles municípios que cumprem os requisitos da Lei 1803/2009, critério do Patrimônio Cultural.
Abaixo, toda a relação dos bens culturais protegidos no município de Serra da Saudade.
Acompanhe nossas publicações e veja a importância da preservação da nossa história artística e de nossas memórias, que são todos os ensinamentos que aprendemos com nossas famílias, preservando nossos hábitos, como o bolo de fubá, da Cecília Faustino, que é um bem inventariado pelo município, entre tantos outros.
Prefeito #Alaor Machado