14/12 - Serra da Saudade sedia reunião do Circuito Lago Três Marias

Reunião do Circuito Lago Três Marias em Serra da Saudade
A Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Lago Três Marias formada pelos municípios de Abaeté, Arapuá, Cedro do Abaeté, Estrela do Indaiá, Estrela do Indaiá, Matutina, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté, Serra da Saudade, Tiros, Três Marias e Varjão de Minas realizou uma reunião em Serra da Saudade, MG. O evento teve a organização da equipe da secretaria da educação: Marcos Cardoso, Alice, Laura Cardoso, e a diretora de turismo, Gislaine Mateus.
Na abertura, quem falou foi o secretário de educação, esportes, lazer e turismo de Serra da Saudade, Ivan Hernane de Oliveira que deu as boas vindas a todos os participantes e comentou sobre algumas questões do turismo local.
Em seguida, houve o pronunciamento do presidente da Associação dos municípios do Circuito Turístico Lago de Três Marias, José Arnaldo Alves da Paz. Ele falou sobre a importância do engajamento dos municípios no circuito e planejamento estratégico – as metas e objetivos para o período de quatro anos.
Na oportunidade, houve um meeting sobre a criação de uma plataforma para o circuito e as perspectivas para o turismo nesse tipo de mídia, bem como valores e como os municípios podem explorar esse site em benefício próprio, cada um a sua maneira com suas notícias, aspectos turísticos, etc.
Lana Mara, secretária administrativa do circuito turístico presenteou a todos com uma agenda 2023 e falou que agora, Cedro do Abaeté vai receber pela primeira vez, o ICMS cultural, o que incentiva o município em implantar mais medidas para a obtenção de verbas.
Em continuação ao planejamento estratégico, José Arnaldo da Paz falou da importância do circuito em ter parcerias com o Sebrae em programas de regionalização, o qual permite maior abertura de portas. Segundo ele, Três Marias compõe vários municípios classificados em todos os programas. Mas ainda, segue no imediatismo com pequenas ações. É necessário algo maior, explica, que é segundo ele, o planejamento estratégico, que quer desenvolver junto com os municípios. Citou ainda, a importância do marketing, das assessorias de comunicações nas prefeituras para a divulgações das ações do circuito turístico para obtenção de pontos e verbas junto ao estado. Já o secretário Ivan de Oliveira, comentou sobre a dificuldade em conseguir se manter no circuito devido à determinadas exigências impostas pela Secretaria da Cultura do Estado de Minas Gerais.
O convidado do dia foi Ike Yagelovic, que depois de anos trabalhando em empresas como Globo, Tv Manchete, falou sobre a sua experiência de vida, calcada no jornalismo, e em empresas como a Rede Minas. No momento, voltou para a sua empresa e está desenvolvendo o ciclo rotas dentro do circuito Lago de Três Marias.
Ao final, o presidente do circuito agradeceu a presença de todos desejando boas festas e feliz natal com a entrega dos presentes do amigo secreto realizado pela equipe do circuito.
Amanhã, dia 7 de dezembro, seria visita a Barra do Funchal e aos túneis, mas devido ao mal tempo, será a visita a creche CEMEI Menino Jesus, mostrando as atividades desenvolvidas pelas crianças. E ainda, visita a Escola Luís Machado Filho, na qual poderão observar e ver de perto os projetos tanto do Cemei quanto da escola das mudas plantadas pelos alunos, um projeto do setor de meio ambiente, liderado por Ludigério Lopes, e a oportunidade em conhecerem a merenda oferecida nas duas escolas, que é referência na região.
Administração Municipal 2021-2024
Prefeito Alaôr Machado